O valor da Origem

Contar a nossa história é trazer sempre à memória os princípios e a qualidade dos nossos vinhos.

VINÍCULA LUIZ PORTO

Qual o segredo dos Vinhos Luiz Porto?

Quando o Luiz Porto decidiu transformar sua paixão por vinhos em negócio, ele não tinha dúvidas que seria um sucesso. No Sul de Minas ele encontrara todas as características para que suas mudas importadas da França expressassem ao máximo sua qualidade. Mas para que o sonho tornasse realidade, ele sabia que ia precisar ter uma conversa muito franca com alguém que seria decisivo para o triunfo da vinícola:

a Mãe Terra.

Ela é soberana e sempre cuidou com perfeição dos seus cafezais. É dela que a região tira seu sustento com o fruto vermelho vivo que ela fecunda. E sem a benção dela, nada prosperaria por aqui.

Então um dia, só sabemos que foi no inverno, antes de chegar a primeira muda francesa em solo brasileiro, Luiz Porto não abriu sua fazenda. Ele deu folga para todos e se fechou em suas terras na pequena Cordislândia. Ele preparou o seu cavalo assim que o sol nasceu e percorreu cada gleba da sua propriedade conversando com a terra. Contou para cada metro de chão do seu sonho. Prosa e cumplicidade, características marcantes do povo mineiro.

O que o Luiz Porto conversou com a Mãe Terra ninguém sabe. Fizeram um acordo de que esta conversa nunca sairia dali em forma de palavras, mas sim, em gratidão pelos vinhos que produziria.

O que sabemos é que desde então o Sul de Minas nunca experimentou vinhos tão finos quanto os que saem da Vinícola e que cada cacho de uva que a terra dá é um agradecimento às palavras do Luiz Porto. Cada garrafa de vinho carrega um segredo desse encontro marcante, uma janela da alma do passado com o presente. Cabe agora a cada apreciador descobrir o que aconteceu naquele dia de inverno.


A importância da Terra

As características do Sul de Minas são decisivas para o cultivo das nossas uvas francesas.

Amplitude Térmica

-12° C

Paralelo

-25 Sul

Pluviosidade Média anual

-1414mm

Altitude Média do Vinhedo

-800m acima do nível do mar

Clima

Tropical de altitude Segundo Koppen, clima mesotérmico úmido com inverno seco

Solo

Textura argilo arenosa; muito profunda; Estrutura granular formando uma massa homogênea, muito porosa e pouco coesa; Permeabilidade boa. Teores de Fósforo, Potássio, Cálcio e Magnésio são baixos.


Depoimentos

Receba as novidades da Vinícola

Assine nossa Mailing List